Associação Casa Novella

Fundada em novembro de 2001, a Casa de Acolhida “Novella”  vem acolhendo crianças de 0 a 6 anos, em situação de risco pessoal e ou social sob medida protetiva. A Casa tem a missão de contribuir para a defesa dos direitos da criança, sobretudo o direito à convivência familiar e comunitária.

O Acolhimento ocorre temporariamente até que a situação de risco seja superada e a criança possa ser reintegrada à uma família, que pode ser de origem ou substituta.    Desde a sua criação, o  principal objetivo da Casa Novella  é reintegrar as crianças acolhidas institucionalmente   às suas famílias de origem. Os resultados deste trabalho surpreendem pelas mudanças verificadas no seio destas famílias e, consequentemente, na convivência familiar, permitindo a reintegração das crianças após alguns meses de acolhimento.


COMO ATUAMOS

  • Acolhimento Institucional
  •  Defesa de Direitos
  •  Acolhimento Familiar
  • Apoio Sóciofamiliar
  • Assessoria Técnica
  •  

    NOSSO OBJETIVO

    O nosso objetivo é acolher crianças, em situação de risco pessoal e/ou social, vítimas de violência doméstica (negligência, violência psicológica, física e sexual), sob medida de proteção determinada pela Vara da Infância e da Juventude e Conselhos Tutelares. A equipe da Casa Novella se ocupa também do acompanhamento psico-social das famílias de origem, visando à superação da situação de risco e a reintegração da criança em um âmbito familiar acolhedor e seguro.

    Tem capacidade para atender até dez crianças. O acolhimento é temporário até que seja superada a situação de risco e a criança possa ser reintegrada à sua família de origem.

     
    Para além pretende-se disseminar metodologia e atuar ativamente na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e no formento da política pública.
     
    O projeto Prevenção do Abandono, Acolhida e Reintegração Familiar da Criança em Situação de Risco tem por objetivo geral contribuir para redução e para prevenção do fenômeno de risco da criança, melhorando o acesso a serviços de assistência e proteção para infância em situação de risco, em uma ótica de respeito e proteção do direito fundamental da criança, buscando garantir o direito a convivência familiar e comunitária.

    Av. Professora Gabriela Varela, 578 – Conjunto Felicidade. Belo Horizonte/MG

    (31) 3434-9390

     casadeacolhida@casanovella.org.br

    Para mais informações acesse: www.casanovella.org.br

     

    Conheça outras Instituições

    alguns

    testemunhos

    O apadrinhamento é uma oportunidade para darmos um sentido maior para nossas vidas, portanto um presente que Deus coloca diante de nós. É muito gratificante saber que um pequeníssimo sacrifício de nossa parte pode mudar tanto a vida de alguém.
    O pequeno Lukas representa para mim, assim como minhas filhas, a esperança de uma vida honrada e voltada para o bem de nosso mundo. A criança que apoiamos e orientamos hoje mudará o mundo de amanhã para melhor, com certeza.

    Roberto Mingroni

    Padrinho de Lukas Bryan Rodrigues Freitas – Creche Gilmara Iris

    Escrevo para dizer do quanto estou agradecido pelo meu afilhado Yan, e por vocês me proporcionarem a oportunidade de ter um afilhado. Também agradeço pelo carinho que vocês demonstram por mim, me enviando as cartas com desenhos e historinhas contadas por ele.
    Estou em falta com ele por não ter respondido ainda, as cartinhas. Mas estou tão feliz, e acho poderei escrever para ele nesses dias.
    Vou ajudar no que posso na divulgação da obra de nosso amigo Padre Giussani, e administrada tão bem por vocês na companhia de Rosetta Bambrilla, minha amiga. Olhar para vocês, mesmo de longe… me faz um bem danado….
    Continuem mandando notícias, manda um abraço para o lindão do padrinho, diga a ele que vou escrever logo, e se Deus quiser estarei visitando vocês…. quero passar um dia ai com vocês…

    Ricardo Soares

    Padrinho de Luan Yuri Gusmão Ribeiro – Creche Dora Ribeiro