História

  • Desde sua chegada ao Brasil, Rosa Brambilla, missionária italiana, atua ao lado de famílias em situação de vulnerabilidade social.
  • Rosa trabalhava no Posto de Saúde que atendia as famílias da vila Boa União. Uma forte chuva marcou a vida destas famílias que foram abrigadas na paróquia de Santo Antônio do Padre Pigi (Bairro Providência). Após o término das chuvas, as famílias regressaram para seus “barracos”. A partir deste duro acontecimento nasceu uma amizade entre as famílias e a Rosa.
  • Vivenciando a dura situação destas famílias, Rosa passou a se dedicar à educação das crianças. “Comecinho de Vida” era o nome da primeira escolinha onde 50 crianças eram carinhosamente acolhidas no quintal cedido pela moradora da comunidade, “Dona Etelvina”, recoberto por uma lona amarela atendendo 2 turmas de 25 crianças em horário parcial. Atualmente a creche se chama “Etelvina Caetano de Jesus”.
  • Em 1979 foi comprado, reformado e ampliado um barracão às margens do ribeirão do Onça para a construção da Creche. Toda a construção foi realizada através de mutirão dos moradores da comunidade. A Creche só foi constituída legalmente em 21 de março de 1987, mas foi desapropriada em 1995 junto com centenas de famílias, e acabou mudando para uma nova Creche que foi construída pela AVSI (Associação de Voluntários para o Serviço Internacional) e dois amigos italianos (Padre Luigi Valentini e Gabriele Carraro), localizada na Rua Oscar Lobo Pereira, no mesmo bairro.
  • A origem do Conjunto Felicidade está ligada a um movimento liderado por Padre Pigi que tinha como objetivo conseguir casa própria para as famílias carentes moradoras de aluguel e em1985 foi iniciada a construção das primeiras 800 casas na antiga fazenda Tamboril (atual Conjunto Felicidade). Desde o início, a presença de duas profissionais de saúde (Rosa Brambilla e Nicoletta) que trabalhavam na comunidade, foi fundamental para responder às necessidades primárias das pessoas, como educação, saúde e alimentação. Devido a grande demanda de mães solteiras, que precisavam encontrar um lugar para seus filhos pequenos, foi construído em 1990 o centro de educação infantil Jardim Felicidade, que tinha a capacidade para 130 crianças de 0 a 6 anos.
  • Em 1998, Rosa Brambilla e o Padre Pier Lugi Bernareggi (Padre Pigi) se comoveram com as necessidades das famílias da comunidade São Francisco , bairro Providência, e assim nascia e começavam as atividades da creche Dora Ribeiro. A construção foi um grande desafio, pois o terreno era uma pedreira e parte foi quebrada sendo necessário o envolvimento de varias pessoas para a realização do ousado projeto.
  • A história de uma criança de 10 meses com desnutrição de terceiro grau, doente, com infecção, foi o impulso inicial para a instalação da Casa de Acolhida Novella em 2001. Os recursos para a construção vieram do Projeto de Emergência – Centro Di Accoglienza per Bambini in Situazine di Richi, da Embaixada da Itália e do Prevenzione dellàbbandono, accoglienza e reinserimento di Bambini in Situazione di Richi, da Commissione per le Adozioni Internazionali.
  • O Programa Aprendiz Alvorada é uma Instituição Formadora para adolescentes e surgiu da necessidade de continuar o percurso iniciado nas Obras Educativas Jardim Felicidade. Nossa intenção principal é propiciar aos jovens um acompanhamento cotidiano, visando o desenvolvimento integral da sua personalidade, através da formação pessoal e profissional que consequentemente resultará na formação de adultos capazes de exercer seu protagonismo na sociedade.
  • Início do atendimento para 15 crianças de 2 anos na Creche Dom Giussani, carinhosamente conhecida por Gilmara Iris. A instituição surgiu em decorrência da necessidade dos moradores do bairro Novo Tupi e adjacentes em ter um local para atendimento de crianças e adolescentes devido as graves situações encontradas na região. Em 2007 com o apoio da AVSI (Associação de Voluntários para o Serviço Internacional) foi possível a ampliação do atendimento e da faixa etária das crianças, atualmente atendemos 181 crianças e jovens desde o nascimento aos 12 anos e suas respectivas famílias.
  • Hoje somos um grupo de seis Instituições sem fins lucrativos que atendem 1.200 crianças, adolescentes e suas famílias.