3% que ajudam centenas de pessoas

Parte do seu imposto de renda pode ser destinado para ajudar um projeto social!

Dia das mulheres

Ser mulher é por natureza geradora de vida com gestos e palavras que têm um valor único.

“Viajaram 12 horas para vir me ver?!”

Encontro dos padrinhos com os afilhados, uma amizade e um olhar de amor ao outro.

As crianças estão de volta!

Vamos juntos nesta desafiadora e maravilhosa aventura de educar!

De onde as coisas vem?

Tema central do projeto Institucional 2024 que será desenvolvido pelas educadoras com as crianças (em todas as creches).

Um olhar de acolhida

Toda a equipe faz visita na casa das crianças e famílias em um gesto que amplia o horizonte de cada pessoa envolvida em nossa tarefa educativa.

O que é EDUCAR?

Retomada Janeiro de 2024 com Domenico Talarico.

Feliz Natal

Feliz Natal e um Ano Novo repleto de amor!

As Obras Educativas Padre Giussani são um grupo de instituições socioeducativas em Belo Horizonte que têm a missão de educar à Beleza e ajudar as famílias a se tornarem protagonistas na educação dos seus filhos.

As Obras acolhem e educam crianças, adolescentes e adultos desde 1978, educando-os a olharem para si e para a realidade, para que possam expressar o que são em sua verdadeira natureza.

Somos ao todo 6 unidades:

  • Casa Novella
  • Cetro Esportivo Virgilio Resi
  • Dora Ribeiro
  • Etelvina Caetano de Jesus
  • Gilmara Íris
  • Jardim Felicidade

Doação via PIX: 65 164 832 0001 99

04 Centros de Educação Infantil

Com atendimento diário e integral a crianças de 0 a 5 anos. E também com o projeto In famiglia através do qual acompanhamos crianças e adolescentes de 06 a 18 anos que frequentaram nossas Obras e continuam o percurso educativo participando de atividades semanais.

Centro Esportivo Virgilio Resi

Espaço para a prática de futebol que tem como objetivo ampliar os espaços de recreação oferecidos aos jovens das Obras e da comunidade com instrutores especializados. Um espaço que recebe diversos jogos de campeonatos e já formou centenas de times campões dentro e fora das quadras.

Casa Novella

Uma casa de acolhida que atua no acolhimento temporário de crianças em situação de risco pessoal e/ou social sob medida protetiva com a missão de contribuir para a defesa dos direitos da criança, sobretudo o direito à convivência familiar e comunitária. Desde a sua criação, o principal objetivo da Casa Novella é reintegrar as crianças acolhidas às suas famílias de origem.

Vem ser
companhia!

Você também pode apadrinhar, fazendo doações mensais.

Encontramos muitas pessoas durante a nossa história, sendo que 1226 assumiram o compromisso de caminhar ao nosso lado e compartilhar conosco a vida. São amigos e amigas que apadrinham nossas crianças, doando mensalmente: amor, cultura, educação, alegria, diversão e bons momentos que correspondem os nossos corações. Agradecemos, de coração, pela companhia de cada um!

O que é o apadrinhamento?

O apadrinhamento é um gesto de solidariedade, uma contribuição estável e contínua para auxiliar crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, proporcionando-lhes educação integral, formando-os para a vida.

Quero ser companhia, como faço?

Faça parte do nosso programa de apadrinhamento! Realize o cadastro de assinatura no PagSeguro clicando em um dos botões a baixo. Ou se preferir faça contato com nossa equipe pelo whatsapp: 31 99272-8112. Clique aqui para iniciar uma conversa no whatsapp.

O que é feito com a doação?

Através da contribuição mensal é possível manter todos os programas, oferecer oficinas e atividades, contribuir com os custeios de alimentação, material didático, manutenção da infraestrutura e salário dos educadores.

O que é o SAD?

SAD (Sostegno a Distanza) é a equipe responsável por acompanhar as crianças e adolescentes apadrinhadas em nossas Obras. Promovendo oficinas, passeios e diversos momentos de encontro entre educando e ex educando das nossas unidades. A partir das experiências vividas a equipe SAD produz e/ou organiza os materiais (cartas, desenhos, fichas e folhetim) que são enviados para aqueles que nos apoiam a distância, garantido o relacionamento entre quem apadrinha e o(a) apadrinhado(a).

Como entrar em contato?

Você pode falar conosco por telefone, whatsapp ou por e-mail:
+55 31 3408-4000 | +55 31 99272-8112 | [email protected]

Clique no valor que deseja contribuir:

“Recuperando as famílias, se recupera o tecido social”

Rosetta conta em sua história que sempre esteve presente nas casas, cuidando das mães doentes nas favelas, oferecendo companhia, compartilhando a vida da casa, as dores e o sofrimento. Valorizando o bem que cada uma delas carregam, mesmo sem se darem conta disso.

Durante um seminário sobre Família e Primeira infância ela diz:  “O trabalho com a família pede ao profissional e à pessoa que irão visita-la antes de tudo uma atitude de escuta e um olhar cheio de estima.” 

Também compartilhou a experiência de Estevão Pernet que em 1864 se dava conta de como as pessoas viviam cheia de ceticismo, as famílias eram desagregadas, cheia de sofrimento, dor e dominava a violência. Ele se perguntava como remediar tanto mal? E pensou que somente era possível recuperando a família. E dava este exemplo: assim como os médicos recuperam o tecido das queimaduras colocando pedaço de pele, da mesma forma recuperando as famílias se recupera o tecido social.

E é isso que acreditamos em nossas Obras! Desde o inicio da primeira creche, o olhar para cada criança leva em conta a sua família. Pois a família constitui a sede da cultura da vida e vale a pena se doar e investir nela.

O trabalho de visitar as famílias é constante em nossas Obras. Nossos colaboradores vão as casas das famílias atendidas para conhecer, ser presença e companhia. Visitar as famílias e as crianças possibilita nossa equipe se colocar diante de cada um, conhecendo integralmente sua realidade. 

Visitar é fortalecer os vínculos, é compartilhar quem sou e comunicar que estou diante de alguém que importa para mim. Dessa maneira, consolidamos nossa missão: Ajudar a família a se tornar protagonista da educação dos seus filhos e educar as crianças à Beleza da vida!

Rosetta fundou as obras,
com a ajuda de amigos

Rosa Brambilla de Brianza, conhecida também como “Rosetta”, nasceu em 1943 na cidade de Bernareggio na Itália. Em 1967 Rosa se estabeleceu no Brasil como missionária leiga, desde então dedicou-se a serviço das famílias mais pobres das comunidades. Em 1978 mudou-se para Belo Horizonte, onde fundou as Obras Educativas Padre Giussani e passou a dedicar-se ao resgate da infância das crianças da periferia, tendo como ponto fundamental a forte inclusão da família.

Nossos números (anualmente)

Crianças e Adolescentes atendidos (anualmente)

Colaboradores

Unidade

Oficinas culturais

Cartas enviadas

Apadrinhamentos

Famílias beneficiadas

Áreas de atuação

Educação Infantil

Nossa maior missão é manter acesa a paixão que a realidade desperta nas crianças, pois interessar-se pela vida, suas cores, seus movimentos, seus sons, cheiros e gostos é natural para elas.

Clique e saiba mais

Saúde

Contamos com atendimento odontológico em um consultório constrúido há 20 anos atrás em uma parceria entre Universidade de Bolonha, PUC MINAS e AVSI.

Clique e saiba mais

Acolhimento

Acolhimento de crianças, de 0 a 6 anos, em situação de risco social e/ou pessoal, sob medida protetiva e afastadas temporariamente de suas famílias. Garantindo todo cuidado que necessitam.

Clique e saiba mais

Apoio Sócio-Familiar

Acreditamos que a família é o primeiro sujeito educativo e o responsável por construir o tecido humano na sociedade, por isso acompanhar as famílias é uma prioridade para nossa equipe.

Clique e saiba mais

“A força da amizade é aquela que pode mudar o mundo!”

– Rosetta Brambilla

O método educativo

Tudo começa com um olhar

Nosso método é a partir do Olhar para a Pessoa e todas as atividades desenvolvidas são propostas de encontros com as crianças, adolescentes, famílias, colaboradores e cada um que participa do ambiente educativo.

  • Valorização da pessoa
  • Olhar atento a realidade
  • Fazer ‘com’ e não ‘para’
  • Acolhe quem é acolhido

“Educar é
introduzir
a pessoa na
realidade
total”

– Dom Giussani

Testemunhos

Depois de dois anos hospitalizado, devido um acidente, decidi me relacionar de maneira diferente com a vida. Foi quando procurei pelo apadrinhamento à distância e encontrei a AVSI*. Pouco tempo depois recebi a ficha da Eliza e desde então recebo fotos, seus primeiros rabiscos, desenhos e cartas. E claro, guardo todos até hoje… É como ter visto ela crescer…

É impressionante ver o trabalho com as crianças. Linda experiência. Agradecemos por tudo o que fazem.

Sérgio

Padrinho, Unidade Gilmara Iris

Eu fui das Obras durante toda a minha vida. Nunca tive pai, meu pai era alcoólatra, minha mãe não tinha tempo para ficar com os filhos. A creche era mágico, eu amava os educadores, as pessoas…E eu sempre carreguei o desejo de que minhas filhas vivessem o que eu vivi. A primeira vez que eu fui em um teatro, foi graças a creche. Eu sempre fui agitada, topetuda, atrevida.
Mesmo diante disso, eu fui olhada e abraçada. E eu quero que minha filha, também seja abraçada. Hoje temos o SAD e outras pessoas que eu conto com a ajuda e abraçam minhas filhas. E me sinto abraçada até hoje.

Isabella

Mãe, Unidade Jardim Felicidade

Sou mãe do Douglas e do Rafael. Eles ficaram na creche Etelvina, na época eu bebia e fazia uso de drogas. Ai creche acolheu o Douglas quando ele estava com 1 mês. Foi a minha salvação, porque talvez hoje a gente nem estaria vivo. Nem eu e nem os meu filhos. Porque na época foi a Sonia e Sueli que me acolheram e me ajudaram e hoje estou ai para poder contar a minha historia. Hoje consegui parar de beber e parar de usar droga, tudo através da ajuda da creche, eu só tenho a agradecer a todo o pessoal da creche. 

Devarlene

Mãe, Unidade Etelvina Caetano de Jesus